segunda-feira, 12 de maio de 2008

Personalizando o Gnome - parte 1 - Temas do GNOME Art

Um dos motivos que levam o usuário a utilizar o Linux é pela facilidade e ampla forma de personalizar seu ambiente operacional. Estarei dando algumas dicas para quem deseja personalizar seu ambiente de forma fácil e variada.

Nesta primeira parte da personalização, vamos configurar as janelas, área de trabalho e ícones do Gnome. Primeiro vamos conhecer o site GNOME Art, em http://art.gnome.org.

Há duas seções que devem ser visitadas por você.
A primeira delas é a seção Backgrounds, onde você encontrará uma grande quantidade de papéis de parede para serem utilizadas em seu desktop. Basta fazer o download do arquivo para seu computador (por vezes está disponível em várias resoluções) e configurar em seu desktop com o clássico botão direito na área de trabalho e clicando em "Alterar plano de fundo".

Em segundo lugar, a seção Desktop Themes, onde encontraremos componentes para a personalização de suas janelas e ícones do sistema operacional.
Na coluna direita do site, nesta mesma seção, iremos encontrar as seguintes áreas: Application, Window Border e Icons.
Application: Encontraremos aqui os controles que fazem parte das aplicações, como barras de rolagem, botões, checkboxes etc.
Window Border: Contém as várias bordas de janelas com seus respectivos botões maximizar, minimizar, restaurar e fechar.
Icons: Ícones para o sistema operacional, que serão exibidos na Área de Trabalho e navegador de arquivos (nautilus)
Todos estes componentes você baixará em forma de pacotes compactados targz. Arraste-os para a janela de Temas (Iniciar -> Desktop -> Preferências -> Temas) do Gnome para instalar.

Depois de instalados, clique em detalhes do tema e utilize combinações de controles, bordas e ícones para personalizar da forma que mais combine com você.


Nas próximas lições estaremos alterando o botão iniciar, a tela de login, splashs, etc... e com certeza, o seu desktop terá a sua cara. ;-)

Baita abraço! []

Nenhum comentário: